Digão, vocalista e guitarrista do Raimundos, fez uma publicação em sua página no Instagram que tem gerado repercussão. Utilizando a função Stories de sua conta, o músico comparou a situação atual dos governos a uma “amostra grátis de comunismo”.

O texto publicado na rede social, com fundo de foice e martelo, diz: “Está gostando do comunismo? Governantes mandando você fechar. Toque de recolher. Proibido ir em certos lugares. Liberdade limitada. Comida limitada. Medo provocado por mídias. Sua empresa não é exatamente sua, abre e fecha quando eles querem. Não pode visitar familiares. Se tem opinião contrária pode ser preso. Se for ao mar vai ser preso. Soltam criminosos e prendem inocentes”.

Em seguida, a postagem completa: “Aproveite a amostra grátis de comunismo e lute para que não se torne permanente”. O story não está mais no ar, mas não dá para saber se foi removido ou se realmente foi publicado por 24 horas – tempo máximo de um post realizado por meio da ferramenta.

A publicação feita por Digão repercutiu em outras redes sociais, dividindo a opinião dos internautas. As postagens que mais repercutiram sobre o assunto são de pessoas que criticaram o posicionamento do músico, especialmente por distorcer conceitos.

“Era melhor ter virado crente. Pelo menos tinha uma desculpa pra essa palhaçada”, disse um fã. “O animal não faz ideia do que seja comunismo, mas se acha capacitado para criticar”, afirmou outro. “Rockeiro reaça é uma categoria nojenta demais. Radicalmente a favor do sistema”, declarou um terceiro, fazendo comparações com o discurso, por vezes, sustentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Confira, a seguir, um pouco da repercussão:

Após a repercussão, Digão chegou a publicar um story, que também não está mais no ar, dizendo: “Ter uma opinião é sinônimo de não agradar a todos… querer agradar a todos é sinônimo de não agradar ninguém”.

Embora internautas tenham dito que o discurso de Digão seja semelhante ao de Jair Bolsonaro, o músico declarou, em julho de 2019, que nunca apoiou nem o presidente, nem qualquer outro político. Na ocasião, ele respondia a críticas de seguidores por uma fala do ex-vocalista do Raimundos, Rodolfo Abrantes, que afirmou a um canal de YouTube que enxergava Bolsonaro como um “paizão” e via a eleição dele com bons olhos.

Digão comentou: “Cada um fala e faz o que acha que é certo, a opinião do Rodolfo não faz parte do Raimundos há 18 anos, meu posicionamento sempre foi contra o PT por motivos óbvios e notórios! Nunca bati no peito e disse que era Bolsonaro, quero que alguém que fale isso venha aqui e mostrem alguma coisa que eu tenha falado nesse sentido! Todos políticos pra mim são merda da mesma fossa! Tenho minha própria opinião e não fico ‘jogando pra galera’ pra ficar fazendo média e se manter na modinha! Seja um fã, amigo ou alguém de banda! Não envolvam a mim e nem o Raimundos nessa história! Um grande abraço aos que tem discernimento”.