O vocalista Sammy Hagar, atualmente com seu projeto The Circle, falou sobre sua ex-banda, o Van Halen, e o guitarrista dela, Eddie Van Halen, em entrevista à Rolling Stone.

Hagar relatou que ficou sabendo de boas notícias a respeito da saúde de Eddie, que teria sido diagnosticado com um câncer na garganta – informação que o músico não confirma, mas que já circulou bastante na imprensa especializada. Segundo o vocalista, o ex-colega “conseguiu resolver o problema” e está melhor.

“Eddie sofreu com muitos problemas de saúde, mas ouvi dizer que ele conseguiu resolver o problema. Rezo pelo cara, amo esse cara”, afirmou Sammy, declarando, ainda, que acredita que o guitarrista fez uma “cirurgia nas costas”.

O cantor foi além e garantiu que o Van Halen não irá acabar enquanto Eddie e o baterista Alex Van Halen estiverem vivos. A declaração foi vista como uma espécie de resposta ao atual vocalista, David Lee Roth, que chegou a dizer que o grupo havia “acabado” em entrevista no ano passado.

“Até que Ed ou Alex morram, eles não acabaram. São dois grandes músicos. Enquanto artistas e pessoas criativas, não consigo vê-los acabando. Gostaria que estivessem mais ativos, mas o Van Halen nunca vai acabar”, afirmou.

Novamente, Sammy Hagar se colocou à disposição para voltar a se apresentar com o Van Halen. “Se quiserem reunir, só ligar para Dave, ou ligar para Sammy. Não estou prevendo que isso vai acontecer, mas te digo: se voltar a ter show nesse ano, o Van Halen voltará a excursionar em 2021”, afirmou.

Em seguida, completou: “Se Dave quiser fazer uma turnê comigo, podemos fazer isso, mas é claro que ele não vai querer. Só queria sair por aí apresentando o melhor do Van Hagar e ele, o melhor da era dele. […] Sei que Eddie e eu não terminamos. Se a água correr o suficiente por baixo da ponte antes de morrermos, vai acontecer (uma reunião). Tem que acontecer. Deus vai nos dar uns tabefes se for preciso”.

A saúde de Eddie Van Halen

Boatos de que Eddie Van Halen estaria com problemas sérios de saúde circulam há algum tempo na internet, mas ganharam força após o site TMZ reportar, em outubro de 2019, que o guitarrista estaria tratando um câncer na garganta há cerca de 5 anos. A publicação afirma que o músico tem viajado para a Alemanha com o intuito de obter tratamento contra esse tumor, nos últimos anos, de forma discreta.

Um mês depois, em novembro, o TMZ publicou que Eddie Van Halen teve de ser internado em um hospital após sofrer complicações de seu tratamento contra um câncer, com dores abdominais e intestinais. Ele recebeu alta algum tempo depois.

Eddie é fumante há décadas e já chegou a enfrentar um câncer na língua, diagnosticado em 2000. Em parte do tratamento na época, ele chegou a ter um terço de sua língua removida. Em 2002, foi anunciado que ele estava completamente curado.

O tumor na garganta estaria sendo mantido de forma controlada. No entanto, esta seria a razão pela qual o Van Halen está inativo há algum tempo – o último show da banda foi em 2015.

Eddie Van Halen ainda não se manifestou oficialmente sobre o rumor, que já circula há algum tempo. Ele chegou a fazer uma aparição pública, recentemente, ao comparecer a um show do Tool nos Estados Unidos. Uma foto ao lado do guitarrista Adam Jones foi publicada.

Steve Lukather, guitarrista do Toto e amigo do músico, chegou a dizer em entrevista recente que o Van Halen está em hiato por questões de saúde. Anteriormente, o jornalista Eddie Trunk afirmou que o músico estava com um problema sério.