4 dicas de mentorias para mulheres empreendedoras

Patricia Zanella, mentora de carreira e cofundadora da EcoCiclo, indica formações que pensam nas peculiaridades do empreendedorismo feminino

4 dicas de mentorias para mulheres empreendedoras

Por Yahoo!

Patrícia pontua que “o empreendedorismo, para quem é da periferia, é uma necessidade”;

Em sua visão, muitas formações e mentorias sobre empreender não acompanham a realidade feminina.

No mundo dos negócios, cursos e formações não acontecem da mesma maneira para homens e mulheres. A diferença é que elas ainda têm duplas ou triplas jornadas, recebem menos investimentos e sofrem com o peso do machismo que ainda acompanha o mercado empresarial. Mesmo assim, Patrícia Zanella resolveu criar sua própria realidade e encontrou no empreendedorismo feminino uma forma de construir um trabalho alinhado aos seus propósitos.

Nascida e criada na zona norte de São Paulo, ela é uma das fundadoras da EcoCiclo, marca de absorventes biodegradáveis. Além disso, atua como mentora de carreira e já passou por diversos programas globais de capacitação no escopo da sustentabilidade e negócios.

Foi em um desses encontros, no Programa ProLider, que Patrícia conheceu suas sócias Karla Godoy e Hellen Nzinga - mais tarde Adriele Menezes foi convidada para integrar a equipe. Impactadas pelo tema da pobreza menstrual, surgiu a ideia de criar um absorvente 100% biodegradável e brasileiro, que pudesse remediar o problema ambiental e social e ainda gerar emancipação feminina por meio de renda.

Nasceu a EcoCiclo, em 2018, que atualmente conta com uma equipe de quase vinte mulheres, entre gestoras de projetos, comunicadoras, desenvolvedoras e advogadas. O início foi com investimento zero; só depois, em 2020, o quarteto ganhou um capital semente de dez mil reais ao vencer o edital Vale do Dendê.

O negócio acumula indicações e prêmios internacionais, que resultaram em alguns investimentos. A EcoCiclo foi finalista do Climate Venture, organização especializada em apoiar iniciativas empreendedoras brasileiras pelo clima, e também participou da competição da Zurich Foundation. Ainda, no Brasil, o apoio veio por meio de um edital da Prefeitura de Salvador e Fundação Avina. O montante, assim como todo o dinheiro faturado ou angariado em projetos, é reinvestido na própria empresa.

Patrícia pontua que “o empreendedorismo, para quem é da periferia, é uma necessidade”. É por isso que mais do que comercializar absorventes, sua empresa se tornou um canal de vendas de produtos com valores de sustentabilidade feitos por empreendedoras periféricas. “Não estamos reinventando a roda, mas queremos fazer as coisas de uma forma mais saudável, sem tanto perrengue”, explica ela, que também é internacionalista e mestre em direito internacional. Além do marketplace, a EcoCiclo vai lançar, em abril, um pacote de Canvas para empreendedoras e aulas avulsas sobre diferentes conteúdos para aquelas que querem abrir o próprio negócio.

Em sua visão, muitas formações e mentorias sobre empreender não acompanham a realidade feminina. “É preciso valorizar o tempo daquela mulher. Um homem até pode ter a capacidade de comprar um curso com 400 aulas, mas quando se trabalha com mulheres, você precisa pensar no tempo e focar em resultados, não só em conteúdo”, diz ela, ao compartilhar que uma das grandes demandas da EcoCiclo são como formular um pitch e apresentá-lo para um investidor.

Abaixo, Patrícia recomenda 4 formações, cursos ou mentorias para mulheres que empreendem ou querem empreender.

EcoCiclo: além do marketplace, a empresa irá lançar em breve aulas avulsas sobre empreendedorismo feminino, com valores a partir de R$ 29,90;

Future Females Business School: parceiro do UK-Brazil Tech Hub, o programa oferece treinamento e conexões para empreendedoras da área da tecnologia que tenham negócios de impacto;

Sebrae Delas: iniciativa de capacitação do Sebrae para mulheres empreendedoras, atua em todo o território nacional por meio de cursos, mentorias e encontros;

Alumna: programa voltado para mulheres universitárias, conecta as estudantes com profissionais experientes no mercado por meio de mentorias.

4 dicas de mentorias para mulheres empreendedoras (yahoo.com)