6 dicas de saúde mental para empreendedores

Comer bem, dormir adequadamente e ter rotina de exercícios físicos é fundamental

6 dicas de saúde mental para empreendedores

Por: Forbes

Ser empreendedor é muito estressante –mesmo nos melhores momentos–, e, quando você também está preocupado com a sua própria saúde e a de seus entes queridos, incertezas financeiras e a intensidade de um ano de pandemia, é fácil entender por que quase todas entidades de saúde mental estão relatando uma alta na demanda.

Parte disso, claro, é porque os serviços regulares de saúde mental têm sido mais difíceis de se acessar durante a quarentena. Há uma série de razões para isso –diminuição da renda, perigos de sair de casa e incapacidade de acessar serviços de telessaúde, entre outros. Os empresários, em particular, estão mais propensos a desvalorizar os serviços de saúde mental devido à pressão para manter seus negócios funcionando durante a pandemia.

Como pai, palestrante, empresário e CEO, estou vivendo sob as mesmas tensões com as quais muitos de meus amigos e colegas estão lidando. E, embora eu acredite firmemente que obter suporte de saúde mental nunca deve ser negligenciado, é muito difícil cuidar da saúde mental isolado em casa.

Mas, para obter algumas dicas, conversei recentemente com Joseph Yi, psiquiatra especialista em adicção, certificado pelo conselho especializado em psiquiatria holística e desintoxicação. Ele compartilhou suas próprias experiências e tentativas, também como um empresário (fundador de sua clínica, Modern Behavioral), e como um praticante de psiquiatria holística.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Digite seu e-mail aqui
 Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Quer saber por onde começar? Yi diz que comer, dormir, se exercitar e se conectar com outras pessoas são os fatores mais importantes para criar uma mudança holística significativa na vida: “Ou você está faz tudo ou nada”, diz ele. “Fazer três das quatro coisas não criará um sistema sustentável para uma mentalidade saudável. Por exemplo, uma pessoa pode comer direito, fazer exercícios e se conectar com as pessoas de maneira correta. No entanto, se ela não dormir bem, todo o resto vai por água abaixo”, Yi conclui.

Na galeria a seguir, veja seis dicas de medicina holística para melhorar sua saúde mental –especialmente durante o atual período de estresse mundial:

1. Ouça o seu corpo

O corpo está se comunicando constantemente conosco. Infelizmente, nosso corpo não fala nossa língua, e a única maneira de passar uma mensagem para nossas mentes é por meio de sintomas. Só porque você não está se sentindo confortável em um certo período, não significa que você está tendo um distúrbio isolado. Seu corpo pode estar desidratado, desnutrido, com falta de descanso e de exercícios ou apenas se sentindo exausto, não só pelas circunstâncias atuais, mas até pelas pessoas que o rodeiam. Observe com atenção como você está se sentindo.

2. Durma bem

A mente humana requer cerca de seis a nove horas de sono todas as noites. Idealmente, devemos ter como meta oito horas de sono –temos um desempenho cerebral ideal, dessa maneira. Se o sono não está bom, todo o resto também fica ruim. Certifique-se de investir energia em ter um sono de qualidade.

3. Coma bem

Nosso corpo é composto de gordura, proteína, água e minerais. Nenhuma dieta serve para todos da mesma maneira, mas o que é universal é que devemos fazer um esforço maior e consciente para reduzir os alimentos processados ​​e comer mais alimentos reais, naturais, que crescem da terra. O alimento de ontem vai afetar o dia de hoje.

4. Exercite-se

Nosso corpo foi feito para se mover. Se não usarmos o direito, vamos perdê-lo aos poucos. Com enormes avanços na tecnologia, nos condicionamos a fazer quase tudo com um smartphone, sentados no conforto de nossas casas. Mas tente fazer exercícios pelo menos três vezes por semana –como 30 minutos por treino– para se tornar mais produtivo e eficiente, revigorando sua saúde e sua vida profissional.

5. Conecte-se

Mantenha conexões com seus entes queridos e com você mesmo constantemente. Com o distanciamento social, muitos de nós nos sentimos isolados. Todos os seres humanos têm uma grande necessidade psicológica de se conectar com os outros. É literalmente impossível ter sucesso na vida sem dominar a arte da conexão. Se você está lutando para se relacionar com outras pessoas devido à recente pandemia, reserve um tempo diariamente para se conectar com você mesmo ou com sua fé, qualquer que seja.

6. Estimule a mente

O oposto da depressão, é a diversão. Frequentemente, ficamos muito ocupados com nossa vida profissional e esquecemos o fato de que a mente humana precisa coletar novas experiências. Se você está ganhando muito dinheiro com seu negócio, mas não tem alegria ou risos, honestamente, não pode dizer que tem sucesso.

6 dicas de saúde mental para empreendedores (forbes.com.br)