8 Dicas Para Empreender Depois dos 40 anos

Empreender em qualquer idade é um grande desafio. Mas será que é possível Empreender depois dos 40?

8 Dicas Para Empreender Depois dos 40 anos

O fato é que o Empreendedorismo não tem atraído somente a atenção de jovens. Cada vez mais pessoas com 40 anos ou mais tem buscado o caminho de trabalhar por conta própria.

Este fenômeno está relacionado aos seguintes fatores:    

São funcionários que acreditam já terem conquistado muitas coisas e desta forma, se sentem preparados para empreender;    

Acreditam que não tem mais nenhuma perspectiva de crescimento profissional como empregados em seus atuais empregos e desejam alçar vôos mais altos como empreendedores;    

Funcionários que tem certeza que serão demitidos ou que já estão desempregados e buscam no empreendedorismo uma nova fonte de renda.

O Cenário Atual

O fato é que trabalhar por muitos anos na mesma empresa até se aposentar é algo muito improvável na atualidade. A grande maioria das empresas está voltada para o recrutamento e retenção de jovens talentos. Desta forma, profissionais a partir dos 40 anos têm enfrentado o problema do desemprego, mesmo que tenham muito conhecimento e sejam amplamente capacitados. Além disso, a recolocação no mercado tem se mostrado difícil.

Você, com certeza, deve conhecer alguém nessa situação! Entretanto, precisamos desmistificar um pouco a ideia de incluir prematuramente os 40 anos no rol da idade avançada. Atualmente, com a longevidade mais elevada, é possível nos manter jovens e ativos por mais tempo. Além disso, os quarentões de hoje, tem maior acesso a informação do que há 30 anos atrás, podendo aliar o conhecimento, inteligência, habilidade e maturidade.

Mas, empreender depois dos 40 anos, por mais que possa parecer comum atualmente, não é uma tarefa simples. Mas temos aqui 8 dicas que te ajudarão na questão de empreender depois os 40 anos.

8 Dicas para Empreender Depois dos 40 Anos

1 – Foque em suas habilidades e interesses: Lembra do seu sonho de infância ou da sua fase de juventude, o qual você tinha interesse em tirar do papel, mas nunca fez por entender que não seria rentável ou quando daquela coisa que as pessoas falam que você leva jeito para fazer ou até mesmo do seu hobby (tirar fotos, pintar …)? Já parou para pensar e responder essas questões? Seus interesses e habilidades podem fazer você mudar de carreira. Imagine que você, desde pequeno, sempre gostou de desenhar e fazia isso com muita facilidade a ponto de você receber constantes elogios de seus pais, amigos e parentes. Neste caso, desenhar não seria uma área de interesse, na qual você tem grande habilidade e facilidade para realizar? Suas habilidades e interesses podem ser a saída para você mudar de profissão aos 40 anos: fazer algo que goste e que tem uma certa habilidade.

2 – Desenvolva o Networking Amplie sua rede de contatos. Isto sempre é muito válido. O Linkedin pode te ajudar a melhorar seu Networking. Adicione pessoas da nova área, na qual você deseja atuar e interaja com elas. Você deve usar as Redes Sociais de forma profissional e mostrar o seu trabalho. O seu público está conectado o tempo todo e ele precisa apenas te encontrar, para isso, esteja sempre antenado com as novidades que as Redes Sociais oferecem.

3 – Capacite-se para Empreender Depois dos 40 Procure por cursos e certificações na área na qual pretende atuar. Invista um tempo do seu dia para desenvolver as novas habilidades necessárias para trabalhar em sua nova profissão. É sempre importante buscar mais conhecimento, se qualificar, desenvolver ou aprimorar suas habilidades antes de se desligar da sua atual profissão. Como se Capacitar para o Empreendedorismo.  Lembra do exemplo que dei sobre a habilidade em desenhar? É fato que você precisará buscar mais conhecimentos sobre esta área antes de mudar de carreira. O mercado está concorrido, então você precisará estar preparado e ter um diferencial para entrar em uma nova carreira.

4 – Já pensou em oferecer os seus serviços gratuitamente? Uma maneira de adquirir uma certa experiência e um portfólio para apresentar a novos clientes é inicialmente oferecer seus serviços de forma gratuita. É raro um prestador de serviços, como por exemplo um fotógrafo, ser contratado sem ter um portfólio que mostre que ele tem experiência nesta área. Entendo que nossa visão imediatista dificulta pensarmos que temos que fazer algo de forma gratuita para depois conseguir ganhar dinheiro, mas este tipo de procedimento é bem útil.

5 – Crie um Plano de Negócios Essa é a dica primordial. De fato, você precisará ter um plano de negócios. Faça o planejamento de suas ideias para chegar aonde deseja. Elabore estratégias e um ótimo plano de negócios que possibilite a você mudar de carreira da melhor forma possível. É importante, também, definir suas metas. Desta forma, se não conseguir atingi-las conseguirá identificar com maior facilidade aonde está errando e assim poderá agir com mais rapidez para corrigir as falhas e melhorar os resultados.

6 – Esteja Atento as Inovações O ser humano tem como característica não gostar de mudanças e pessoas na faixa etária a partir de 40 anos não são diferentes. O mundo do empreendedorismo muda constantemente e será necessário estar atento para se adaptar e não correr o risco de ficar para traz. A consequência por não inovar poderá ser o esquecimento por parte dos clientes. Outro ponto importante está diretamente relacionado ao uso da tecnologia. Ela muda muito rapidamente e será necessário estar atento e afinado em relação a este conhecimento.

7 – Controle de Custos Novos: empreendedores da faixa etária a partir de 40 anos, podem estar acostumados a algumas mordomias concedidas pela antiga empresa com por exemplo: reembolso de alimentação, gasolina, carro da empresa. Na nova realidade de empreendedor, será necessário se acostumar com um controle de gastos mais rigoroso, principalmente, no início enquanto você está trabalhando para conseguir sua fatia no mercado. Mas, o ideal é sempre realizar gastos de forma responsável e mantendo seus custos controlados, afinal a empresa agora é sua.

8 – Atente para Distribuição do Tempo entre a vida profissional e Pessoal Saber lidar com a nova rotina é muito importante. Você terá que aprender a distribuir seu tempo entre a vida pessoal e profissional e distribuição de tempo entre estas duas vertentes merece muita atenção. Utilizar a Matriz de Gestão do Tempo irá te ajudar a distribuir seu tempo corretamente. Confira o Artigo O Segredo da Gestão do Tempo e descubra como fazer a gestão do seu tempo. Seguindo estas dicas, tenho certeza que você conseguirá fazer sua transição profissional e aprender que é possível Empreender depois dos 40 anos!