Astronautas chineses fizeram fotos incríveis da Terra com um smartphone

Somente agora a agência de voos espaciais tripulados da China (CMSA) divulgou fotos impressionantes da Terra que eles capturaram em órbita

Astronautas chineses fizeram fotos incríveis da Terra com um smartphone

Por: Olhar Digital

Vai completar um mês, no próximo dia 17, que os três astronautas da missão Shenzhou-12 voltaram do espaço, mas somente agora a agência de voos espaciais tripulados da China (CMSA) divulgou fotos impressionantes da Terra que eles capturaram em órbita – com um smartphone.

Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo fizeram parte da primeira visita tripulada ao módulo Tianhe da futura estação espacial chinesa. Entre uma atividade e outra, que incluiu diversos experimentos e duas caminhadas espaciais, eles registraram vistas noturnas da China e áreas circundantes, incluindo as cidades do nordeste de Shenyang e Changchun, o Mar de Bohai, Baía de Hangzhou e Taiwan.

Uma das imagens também mostra uma curva iluminada sobre a Terra, fenômeno criado pela luz que passa pelos átomos de sódio na atmosfera, a cerca de 80 a 105 quilômetros acima da superfície.

Nesta foto das cidades de Shenyang e Changchun, no nordeste da China, feita pelo astronauta Liu Boming, aparece a curva iluminada sobre a Terra que é criada pela luz que passa pelos átomos de sódio na atmosfera. Imagem: Liu Boming via CMSA
De acordo com o site Space, entre os vários dispositivos de fabricação chinesa que eles carregaram consigo na missão, estava um smartphone Huawei P30, que foi usado para fazer as fotos.

A China está se preparando para enviar o próximo trio de astronautas à sua estação espacial no fim do mês – desta vez provavelmente incluindo uma mulher. Eles serão lançados em um foguete Longa Marcha 2F, de Jiuquan, no deserto de Gobi, e passarão cerca de seis meses a bordo do módulo Tianhe.

A baía da cidade chinesa de Hangzhou, capturada por Tang Hongbo. Imagem: Tang Hongbo via CMSA

Isso é mais que o dobro do período em que Shenzhou-12 permaneceu por lá, e representa a missão de voo espacial humano de mais longa duração da China. 

Em 20 de setembro, a espaçonave de carga Tianzhou 3 chegou à estação espacial chinesa para entregar suprimentos que apoiarão a missão Shenzhou-13.


Uma vista de Taiwan e da China continental. Imagem: Tang Hongbo via CMSA

Espera-se que, seja por seus telefones ou por um sofisticado equipamento fotográfico, os tripulantes também nos proporcionem imagens tão ou mais incríveis ainda.

Astronautas chineses fizeram fotos incríveis da Terra com smartphones (olhardigital.com.br)