Benda BD300: Custom de 300cc é lançada Europa

Fabricada pela chinesa Benda, a BD300 possui uma ficha técnica para ninguém colocar defeito.

Benda BD300:  Custom  de 300cc é lançada Europa
Imagem: Reprodução/Motorcycles.News

O mercado das motos custom segue em alta no exterior. Enquanto o Japão é agraciado com uma Yamaha ‘raiz’ em versão exclusiva, novos países da Europa passam a contar com mais uma opção de custom 300cc e que, aliás, nós gostaríamos de ter também por aqui.

A BD300 é voltada aos que estão chegando agora ao segmento. Fabricada pela chinesa Benda (que pertence à empresa Zhejiang Changling Binjiang), possui uma ficha técnica para ninguém colocar defeito. O design, por sua vez, é igualmente digno de elogios, remetendo às clássicas cruiser americanas sem copiar descaradamente ninguém – diferente de outros projetos do país.

 

Imagem: Reprodução/Motorcycles.News

 

Como manda o figurino, o motor é um dois cilindros em V. Com arrefecimento a líquido, o propulsor de 298 cm³ entrega 30,6 cv a 8.500 rpm e 2,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Enquanto o câmbio é de seis velocidades, a transmissão final se dá por correia, algo pouco comum em modelos deste porte.

As rodas são de 16 polegadas na frente e de 15 atrás. A suspensão tem um tradicional sistema com duplo amortecimento na traseira, enquanto adota garfo invertido na dianteira. O tanque de combustível, em formato de gota, tem capacidade para 15 litros. Pesando 170 kg a seco, o conjunto promete acelerar até os 150 km/h – reais, claro – de velocidade máxima.

 

Imagem: Reprodução/Motorcycles.News

 

Por fim, a tecnologia está presente em outros elementos além da suspensão upside down. Há LED no farol (com luz diúrna, inclusive) e na lanterna traseira, além de freios com sistema ABS. O painel de instrumentos adota um display LCD, de formato redondo, posicionado logo atrás da mesa do guidão.

 

Imagem: Reprodução/Motorcycles.News

 

O modelo está disponível em diversos mercados, além dos asiáticos. Assim, pode ser encontrado em países como Itália, Espanha e Portugal, por exemplo. Seu preço varia entre as localidades, mas gravita em torno dos 5.300 Euros (algo na casa dos R$ 35 mil, em conversão direta).

A nova custom 300cc encontra um segmento aquecido na Europa e Ásia, fazendo concorrência direta a modelos como a Honda Rebel 300 e um pouco mais distante a outros, como Royal Enfield Meteor 350. Até a chegada da RE no Brasil, prevista para os próximos meses, a situação por aqui é bem diferente. Não temos nenhuma representante no nicho, infelizmente.

 

Reprodução: Motonline