Cinco apps essenciais para veganos, vegetarianos e aspirantes

Aplicativos podem facilitar no estilo de vida diário e também ajudam o meio ambiente; veja opções para Android e iPhone

Cinco apps essenciais para veganos, vegetarianos e aspirantes

Por: Um só Planeta

Veganos, vegetarianos e aspirantes podem encontrar diversos aplicativos para Android e iPhone (iOS) que prometem ajudar no dia a dia com receitas, produtos permitidos e dicas de restaurantes. O app Bunny Free fornece informações sobre as práticas das empresas com relação à crueldade animal, como testagem de cosméticos, por exemplo.

Optar por um estilo de vida sem consumir produtos de origem animal muitas vezes é visto como uma atitude individual, mas também se torna um benefício coletivo ao ajudar na preservação do meio ambiente. Confira a seguir cinco apps que prometem auxiliar na rotina dos vegetarianos e veganos.

1. Happy Cow
O aplicativo Happy Cow é um localizador de comida vegana e vegetariana com restaurantes mapeados em diversas cidades do Brasil. O app também pode ser uma boa opção para as viagens, já que mostra estabelecimentos em outros estados e até mesmo em outros países. É possível utilizar ferramentas de filtro para buscar os lugares que oferecem delivery, take-away e quais estão abertos no momento da busca.

Saiba Mais
Couro de cogumelo — promessa na passarela "verde" da moda
Article Photo
12 influenciadoras brasileiras de beleza vegana para você seguir
Article Photo
O aplicativo permite que o usuário busque por seus pratos favoritos para encontrar restaurantes que ofereçam a refeição. Também é possível criar uma lista no dispositivo com os lugares preferidos para visualização offline quando não tiver conexão com a internet. Outro destaque é que a plataforma permite que os usuários interajam em uma comunidade para trocar experiências. É possível adquirir o Happy Cow por a partir de R$ 5 nos dispositivos Android. Já para quem usa o sistema iOS o app está disponível por R$ 22,90.

2. Wikiveg
O Wikiveg é uma comunidade online destinada a veganos e vegetarianos que estão em busca de produtos disponíveis no mercado. O app permite que qualquer usuário cadastre produtos e escreva uma análise indicando se é vegano ou não. A plataforma ainda pode ser usada por pessoas que estão em dúvida sobre alguma marca ou comida. O usuário pergunta e os demais participantes analisam e opinam sobre a publicação.

Com isso é possível descobrir novas opções veganas de substitutos para carnes, leites e queijos vegetais, bebidas alcoólicas, pães, massas, maquiagem, shampoos, esmaltes, perfumes, cremes dentais, sabonetes, detergentes, sabão em pó e diversos outros produtos. O aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

3. Bunny Free
Um passo importante antes de adquirir os produtos no varejo é verificar se a empresa que o produz está livre de crueldade animal. Para isso, entra em ação o Bunny Free, aplicativo que reúne dados do 'Guia de Compra Humana' do People's Humane Treatment of Animals (PETA) sobre a questão de testes de produtos em animais.

A plataforma contém um banco de dados com diversas marcas espalhadas pelo mundo. Assim, os usuários conseguem encontrar quais as empresas são livres de crueldade e quais são os produtos do segmento que estão disponíveis no mercado. O aplicativo Bunny Free está disponível em inglês tanto para Android quanto para iOS.

 

4. Quit Meat

O Quit Meat é um aplicativo que promete ser a maneira mais fácil de se tornar vegano ou vegetariano. A plataforma permite que os usuários registrem como está sendo o consumo de alimentos de origem animal e, assim, compara esses dados com demais pessoas mundo afora. O programa também mostra informações sobre a quantidade de água e de gases que causam efeito estufa que foram economizados pela mudança de hábito do utilizador. Ao indicar os laticínios e carnes que foram ingeridos o app mostra dados que podem ser relevantes sobre a dieta.

Saiba Mais
Tudo o que você precisa saber ao comprar roupas veganas
Article Photo
Um dos restaurantes mais conceituados do mundo se tornou vegetariano
Article Photo
O Quit Meat ainda contém uma série de receitas veganas que podem ser acessadas pelos usuários. E para o entretenimento, é possível acessar fatos interessantes sobre os animais. O aplicativo está disponível apenas em inglês e pode ser baixado tanto em celulares Android quanto em iPhones.

5. Receitas Veganas
O aplicativo Receitas Veganas, disponível apenas para o sistema operacional Android, pode ser uma opção interessante para os usuários que estão em fase de transição para uma dieta vegana. O app reúne um menu de receitas que prometem ajudar a gastar pouco, pois utilizam ingredientes comuns e que não são de origem animal.

Os usuários ainda podem obter sugestões do que comer no café da manhã, no almoço e no jantar. Além disso, é possível encontrar receitas de sobremesas sem leites ou ovos e lanches fáceis. O aplicativo está disponível totalmente em português.

Cinco apps essenciais para veganos, vegetarianos e aspirantes | Consumo Consciente | Um só Planeta (globo.com)