De acordo com uma pesquisa americana, uma pessoa pode passar cerca de 85% do tempo do seu dia pensando no(a) ex depois do término de uma relação.

Apesar de soar um pouco assustador, quem já passou uma desilusão amorosa sabe o quanto é difícil parar de pensar no(a) ex, não é mesmo?

Isso acontece porque a mente humana cria uma espécie de dependência pela pessoa amada e ela se transforma em uma necessidade que precisa ser suprida.

Ou seja: quando um relacionamento termina, é como se uma droga fosse tirada de alguém viciado e é por isso que esquecer um amor é um caminho longo e árduo.

É, amigos. É difícil segurar essa barra. Tudo seria mais fácil se o ser humano viesse com botõezinhos de “liga” e “desliga” para o amor, né?

Mas, já que eles não existem, o jeito é seguir o baile e investir em algumas atitudes que podem ajudar na missão de se “desviciar” daquele(a) ex.

Veja abaixo algumas dicas do que fazer para esquecer um amor (e o que não fazer também).

Como esquecer um amor antigo?

O que fazer:

– Trabalhe a aceitação do fim

O ser humano naturalmente tem uma tendência de se apegar ao passado e aceitar a ideia de que algo que era bom chegou ao fim não é uma tarefa simples. Apesar disso, é fundamental trabalhar a aceitação do término e evitar ficar em negação, pois isso não ajudará em nada. O jeito é aceitar e seguir em frente.

– Tente pensar em outras coisas

Por mais que seja normal pensar no ex a maior parte do tempo, é muito importante tentar pensar em outras coisas e desviar o foco. Busque opções para te distrair, como assistir uma série ou ler um livro, por exemplo.

– Não tenha pressa

“Você tem que procurar um novo amor”, “você precisa sair mais” são alguns conselhos que quem acabou um relacionamento fica cansado de ouvir. Realmente, essas dicas podem ajudar a esquecer o ex, mas lembre-se que você não deve se forçar a nada. Faça as coisas no seu tempo e, somente quando se sentir à vontade, saia para conhecer novas pessoas.

O que não fazer:

– Não stalkeie seu/sua ex

É normal querer saber o que o (a) ex está fazendo depois que vocês se separaram, mas ficar monitorando as redes sociais dele (a) é um grande erro. Isso porque “stalkeando” você terá a impressão de que ainda está próxima do(a) ex de alguma forma, o que também é um empecilho para esquecê-lo(a).

– Não arranje desculpas para falar com ele

Depois de tanto tempo de convivência, você fica sem saber como é passar um dia inteiro sem conversar com a pessoa amada e, por isso, muitas pessoas acabam inventando desculpas para conversar com o (a) ex parceiro (a) depois do térmico. Por um momento, falar com a pessoa amada pode ser bom, mas, a longo prazo, isso pode ser algo ruim, já que ajuda a continuar alimentando o sentimento por ela.

– Não mantenha contato constante com a família dele(a)

Muitas pessoas acabam criando um carinho grande pelas pessoas da família do (a) ex, as, depois que vocês não estiverem mais juntos, o ideal é tentar não manter tanto contato com os familiares dele (a). Pode parecer cruel, mas isso também é importante para tentar esquecê-lo (a) de vez.

– Não negue a ajuda de amigos

Aceite a ajuda e apoio de amigos e familiares nos momentos que se sentir para baixo, eles são fundamentais para manter a sua sanidade. Além disso, se não hesite em buscar ajuda profissional com um psicólogo.

 

Fonte: MSN