Confirmado no Brasil, Toyota GR Corolla pode ter mesmo motor do GR Yaris

Fontes ligadas às concessionárias divulgaram a informação e também disseram que ambos os modelos compartilharão o mesmo sistema de tração integral

Confirmado no Brasil, Toyota GR Corolla pode ter mesmo motor do GR Yaris

Por: Quatro Rodas

Se o novo Toyota Yaris 2023 quer ser um Corolla, nas suas respectivas versões GR os papéis se invertem. Isso porque há fortes rumores que o novo GR Corolla Hatchback terá influências do GR Yaris, lançado no ano passado.

Isso porque fontes relacionadas às concessionárias da Toyota nos EUA contaram aos sites Motor Trend e The Drive que o hot hatch japonês será equipado com mesmo o motor do GR Yaris. Não parece, mas é uma excelente notícia.

Trata-se de um motor três-cilindros 1.6 turbo, que no Yaris gera 261 cv e 36,7 kgfm. Mas ficaria ainda mais potente no GR Corolla: rumores indicavam que a nova configuração geraria pelo menos 271 cv, mas novas informações dão conta de que poderá chegar aos 300 cv para equipar o hatch médio esportivo.

Não é a primeira vez que alguém ligado à Toyota cita esse aumento de potência para GR Corolla. No ano passado, durante evento promocional do GR Yaris no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), o representante da Gazoo Racing na América Latina e presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero, confirmou ao Motor1 que o Corolla será vendido em nosso país com um motor de 300 cv.

Segundo as fontes, o GR Corolla teria sido apresentado em um evento privado para alguns revendedores da Toyota, em Las Vegas. Além do motor, as informações também dizem que o hatch terá transmissão manual de seis marchas e o mesmo sistema de tração integral do GR Yaris, que tem diferencial central e três modos de divisão de torque.

Por sinal, um dos destaques do GR Yaris é o conjunto de suspensão traseira baseado no projeto do Corolla hatch.

GR Corolla easter egg

Ele também aparece bem discreto em uma das fotos de divulgação do Corolla Hatch padrão

Mesmo camuflado, as fontes descreveram o Corolla com um widebody de fábrica, deixando o carro mais robusto e mais esportivo que o GR Yaris. Eles também citaram um para-choque dianteiro totalmente diferente do modelo padrão. E um novo difusor simulado foi acrescentado para melhorar a aerodinâmica, como dizem as fontes.

Infelizmente, detalhes sobre desempenho, data de estreia e valor não foram dados com tanta certeza. O que se sabe é que a Toyota espera apresentar o modelo até o fim deste ano.


Toyota GR Yaris GR Divulgação/Quatro Rodas

Quanto ao preço, rumores japoneses indicam que o GR Corolla americano custará U$ 30.000 (R$ 166.200) em conversão direta, quase U$ 14.000 (R$ 77.560) mais barato que o Volkswagen Golf R, um de seus principais concorrentes. 
 

Confirmado no Brasil, Toyota GR Corolla pode ter mesmo motor do GR Yaris (abril.com.br)