David Bowie: Álbum Toy será lançado no dia de seu aniversário

A gravação de Toy refere-se a segunda aparição de Bowie em Glastonbury no ano 2000

David Bowie: Álbum Toy será lançado no dia de seu aniversário

Um álbum de David Bowie que nunca foi lançado oficialmente durante sua vida será lançado um dia antes do que teria sido seu 75º aniversário.Toy, que foi gravado em 2001 e vazou online em 2011, será lançado em uma caixa de três CDs em 7 de janeiro.

Antes disso, fará parte de David Bowie 5: Brilliant Adventure, uma caixa maior que será lançada em novembro. De acordo com o produtor do cantor, Mark Plati, o álbum captura "o som de pessoas felizes por estarem tocando música. Toy é como um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia", disse o colaborador de longa data de Bowie em um comunicado. "Estou feliz por finalmente poder dizer que agora pertence a todos nós."

A capa atraente do disco apresenta o rosto adulto de Bowie sobreposto ao de um bebê.

Bowie gravou uma combinação de material novo e versões renovadas de músicas anteriores para Toy. O cantor esperava gravar e lançar o álbum rapidamente, mas sua então gravadora Virgin estava menos entusiasmada. Com Toy arquivado, o prolífico músico se concentrou no que eventualmente se tornaria seu álbum Heathen de 2002.

Uma versão não autorizada de Toy veio à tona uma década depois, dando aos fãs um gostinho do que Bowie esperava para o disco.

A versão oficial de Toy inclui versões de faixas dos anos 60 como I Dig Everything, The London Boys e You've Got A Habit Of Leaving

Uma edição de rádio da última canção - originalmente lançada em 1965 - foi postada online na quarta-feira no canal do falecido artista no YouTube. Bowie morreu em 10 de janeiro de 2016, pouco depois de seu aniversário de 69 anos.

Ele deixou para trás um extenso conjunto de trabalhos que a Warner Music está atualmente relançando como parte de um acordo de licenciamento de carreira.