Definidos os 4 times que sobem para a Série B, em 2022

Tombense, Novorizontino, Ituano e Criciúma garantiram seus acessos e nos dois próximos domingo acontece a final entre Ituano x Tombense.

Definidos os 4 times que sobem para a Série B, em 2022

Na tarde de ontem (7), o Novorizontino foi o último time a garantir o acesso para a Série B do cameonato brasileiro, em 2022. Desde que o o atual formato foi adotado, em 2012, foi a quarta vez que nenhum time nordestino subiu. A Série C é uma competição dominada por nordestinos.

Na semana passada, a mineira Tombense, assegurou seu primeiro acesso para a segundona do campeonato brasileiro. O time foi fundado em 1914, mas só começou a jogar o futebol profissional em 1999. Desde então, o clube jamais foi rebaixado! Em 2014, estreou nas competições nacionais e já sendo campeão brasileiro da Série D. Desde 2015, o clube disputa a Série C e apenas agora, conseguiu seu acesso. O clube foi comprado pelo renomado empresários de jogadores, Eduardo Uram, que desde então, passou a injetar dinheiro no clube. A pequena cidade de Tombos, no interior de Minas Gerais, vai disputar a Série B, pela primeira vez. A cidade do clube, conta com apenas 5 mil habitantes. O time foi comandado pelo jovem Rafael Guanaes e se classificou para a segunda fase da competição ao passar em segundo lugar do Grupo A.

Tombense supera o Manaus e garante acesso à Série B de 2022 - Confederação  Brasileira de Futebol

O segundo time a garantir o acesso para a Série B foi o Ituano. O clube da cidade de Itu, no interior de São Paulo, foi fundado em 1947, mas só passou a aparecer com mais destaque, a partir de 1984. Em 1990, revelou seu maior jogador, o meia Juninho Paulista. Em 2002, foi campeão paulista, pela primeira vez e em 2003, venceu a Série C do campeonato brasileiro. Em 2007, o clube cai para a Série C e começa um período difícil na sua história, ficando adivisionado, sem dinheiro e brigando contra o rebaixamento no campeonato paulista. Em 2010, após se aposentar Juninho Paulista começa um projeto de reconstrução do clube. Investindo na base e em melhorar sua estrutura,  conseguindo ser campeão paulista em 2014. E ascender para a Série C. Nesta temporada, o clube fez um campeonato paulista ruim e um começo complicado na Série C, o time mandou embora o treinador Vinícius Bergantin, que comandava o clube desde 208, e trouxe o experiente Mazola Júnior. Ele foi responsável por levar o time à segunda colocação do grupo B e ao acesso. E agora pode levar o título da competição.

Ituano fica muito perto do acesso

O terceiro time a garantir seu retorno para a Série B, foi o Criciúma, que fora rebaixado na temporada passada. A temporada começou de maneira muito ruim, sendo rebaixado no campeonato catarinense pela primeira vez na sua história e as pretensões para a Série C começaram abaixo do esperado. Com uma crise financeira instaurada, o clube vivia um calvário com dois rebaixamentos seguidos. O time trouxe o ídolo do clube, Paulo Baier, para ser o comandante, depois de um bom catarinense pelo modesto Próspera. Aos poucos e com alguns reforços, o time foi se acertando e apesar de alguns percalços conseguiu passar de fase na quarta colocação. Na segunda fase, o clube começou muito mal e decidiu mandar Paulo Baier embora e trouxe o rodado Cláudio Tencati, que conseguiu o acesso com duas vitórias, dois empates e uma derrota em apenas 5 jogos comandando o time carvoeiro, que volta imediatamente para a Série B, uma temporada após cair.

Festa carvoeira! Criciúma bate o Paysandu e conquista o acesso | criciúma |  ge

O último time a garantir o acesso foi o Novorizontino, clube da cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo. O clube foi refundado em 2010, com as mesmas cores e o mesmo nome que o Novorizontino, que chegou a ser campeão da Série C, em 1994 e vice-campeão paulista em 1990. Depois do clube falir e deixar de existir, empresários da região voltaram o projeto e com o time parecido com o anterior. Desde de sua refundação, o clube chegou ao sexto acesso em 11 anos. O clube ascendeu da quarta divisão paulista para a primeira, em apenas 4 anos. Depois de boas campanhas no paulistão, o clube se garantiu para a Série D, e depois de 3 participações, já conseguiu o acesso para a Série C. Na sua estreia, na terceirona, o clube garantiu o acesso para a Série B, e vai estrear na competição em 2022. O clube foi 9º colocado no campeonato paulista e garantiu o inédito acesso. Léo Condé foi treinador que conduziu o time para esta temporada histórica.

Série D: Novorizontino envolve Fast Clube e garante acesso

A final entre Tombense e Ituano acontece nos dois próximos domingos (14 e 21 de novembro). Primeiro jogo em Tombos, Minas Gerais, o segundo jogo acontece em Itu, interior de São Paulo.