Dia Mundial do Rock: Origem e destino

Nesta data, em 1985, foi realizado o concerto beneficente Live Aid, que ocorreu simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia.

Dia Mundial do Rock: Origem e destino
Imagem: Reprodução/Facebook

No dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock. Nesta data, em 1985, foi realizado o concerto beneficente Live Aid, que ocorreu simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. Houve também shows simultâneos em Tokyo e Sydney, na Austrália.  

O mega evento foi organizado pelos cantores e compositores Bob Geldof e Midge Ure, com objetivo de levantar fundos para combate à crise humanitária na Etiópia.

A celebração ganhou força como dia do rock, após um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que se manifestou afirmando que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock". 

Além de Phil Collins, O Live Aid também contou com grandes nomes, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Bob Dylan, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, Led Zeppelin, Black Sabbath, Judas Priest, The Who, David Bowie, U2, INXS, entre outros.

O Live Aid foi emblemático, não só por representar o primeiro grande esforço mundial da comunidade do rock em prol de uma causa importante como a fome na África, que serviu de resposta à gravação de “We are the world”, feita pela comunidade pop naquele mesmo ano com a mesma finalidade. 

O evento representou uma série de reuniões extremamente relevantes para o rock. O Led Zeppelin se juntava depois de certo tempo, o que causou bastante repercussão. Além desta, outra reunião que acabou por acontecer e recolocar os caminhos do rock nos trilhos foi a reaproximação do Queen, que passava por um momento turbulento com as tentativas de Freddie Mercury de seguir em carreira solo, o que gerou muitos desgastes à época. 

Apesar deste dia mundial ter ganhado muito mais força aqui no Brasil, a data em si é muito representativa a todos que gostam de rock. Quem conhece o passado tem mais condições de compreender o presente e lutar por um futuro mais promissor possível para o Rock de verdade.

Vamos reverenciar sempre os grandes nomes do rock, que prepararam a cena para que nós déssemos sequência ao estilo musical mais querido do mundo. Rock é vida, rock é emoção, por isso é o estilo que tem um dia mundial dedicado. 

Parabéns, Rock!