Gibson lança linha de guitarras envelhecidas artificialmente

A Gibson Murphy Lab desenvolveu um processo exclusivo de envelhecimento artificial para seus instrumentos.

Gibson lança linha de guitarras envelhecidas artificialmente
Imagem: Divulgação/Gibson

Dentro da loja de guitarras personalizadas da Gibson em Nashville, Tennessee, existe uma área que é totalmente proibida para visitantes, mesmo que eles sejam estrelas do rock. É o chamado Gibson Murphy Lab, laboratório nomeado em homenagem ao icônico especialista em guitarras Tom Murphy.

Neste laboratório, a empresa fabrica guitarras totalmente novas, tratadas com um processo de envelhecimento de alta precisão. Esta tecnologia foi desenvolvida para fazer com que as guitarras pareçam que foram tocadas em turnês por décadas.

A Gibson oferece quatro opções de envelhecimento, de ultraleve a ultrapesado. O envelhecimento ultraleve apresenta uma guitarra de aparência suavemente desgastada. A opção de desgaste ultrapesado oferece um instrumento que parece ter sido tocado diariamente ao longo de muitos anos. O resultado final é um instrumento confortável que parece tão bom quanto a sua sonoridade. 

 

 

Cada guitarra Gibson recebe uma camada de laca de nitrocelulose para proteger as estruturas de madeira. À medida que a laca envelhece, ela desenvolve um padrão de pequenas rachaduras. Este é um processo essencial para fazer uma guitarra parecer envelhecida. A versão antiga da laca de nitrocelulose era imperfeita e quebradiça, o que causava rachaduras sob a tinta com o passar do tempo.

Em nota, a Gibson comentou sobre a nova linha de guitarras vintage:

“A coleção Gibson Murphy Lab Collection é composta por 50 modelos diferentes de releituras históricas, que não são apenas um tributo aos modelos originais de valor inestimável – são um clone deles. De dimensões escaneadas a laser até plásticos quimicamente recriados e tons de cores correspondentes ao famoso Sunburst de Gibson, cada elemento foi renderizado em detalhes inacreditáveis. Representa o culminar de décadas de trabalho da equipe de especialistas da Custom Shop – uma busca incansável para levar precisão e autenticidade às mãos dos fãs”.

A linha completa de instrumentos clássicos está disponível no site oficial da Gibson. Os preços variam entre US$ 4.000 e US $10.000.

Confira o vídeo de apresentação das novas guitarras da Gibson Murphy Lab: