Morre o autor de novelas Gilberto Braga

Autor de grandes sucesso da TV brasileira, como Celebridade, Vale-Tudo e Dancin Day's. Morreu aos 75 anos, após ter uma perfuração no Esôfago que evoluiu para uma infecção

Morre o autor de novelas Gilberto Braga

O autor de novelas Gilberto Braga morreu aos 75 anos, no início da noite, desta terça-feira (26). Ele estava internado após ter uma perfuração no esôfago e o quadro evoluir para uma infecção generalizada. O novelista faria aniversário no próximo dia 1º.

Formado em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), ele começou sua carreira dando aulas de francês e como crítico de teatro. Em 1972, ele estreou na TV como colaborador. Em 1974, assinou sua primeira novela, ao lado de Lauro César Muniz, "Corrida do Ouro". Em 1976, veio seu primeiro grande sucesso, adaptando a obra de Bernardo Guimarães, "A Escrava Isaura", com Lucélia Santos no papel principal.

Dois anos depois, estreou no horário nobre da TV Globo, com a novela Dancin Day's, enorme sucesso. Ainda assinou a telenovela de maior audiência da história da TV brasileira, a novela Vale-Tudo, que o capítulo final registrou 100% dos televisores ligados na emissora. Além disso, ele escreveu grandes sucesso como "Água Viva, "Rainha da Sucata", "Celebridade", "O Dono do Mundo", "Pátria Minha", além da minissérie "Anos Dourados" que é sempre lembrada como uma das principais minisséries da história. 

Em 2008, venceu o Emmy Internacional de melhor novela, por "Paraíso Tropical". Sua última novela foi "Babilônia", de 2015. 

Gilberto Braga vinha sofrendo com problemas de saúde nos últimos anos, tendo feito cirurgias no coração, coluna e hidrocefalia. Ele já apresentava dificuldades para andar e recentemente foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. Ele era casado desde 2014, com o decorador Edgard Moura, mas a relação tinha mais de 40 anos.