PINK FLOYD - THE WALL - Pode um álbum mudar uma vida?

Você se lembra qual foi o primeiro álbum de Rock a transformar sua vida? Tiozão Rockeiro conta como The Wall do Pink Floyd lhe fez isso!

PINK FLOYD - THE WALL - Pode um álbum mudar uma vida?
Divulgação: Grupo Tiozão Rockeiro FACEBOOK

 

 

Salve Salve leitores e ouvintes da Rádio LED FM.

Estava eu assistindo pela milésima vez ao filme ALMOST FAMOUS, de Cameron Crowe, na épica cena onde o protagonista William Miller, alter-ego do diretor Crowe, está diante da coleção de bolachas deixadas pela irmã mais velha, onde ao escolher Pinball Wizard, do The Who ele segue as orientações da irmã sobre ao ouvir o álbum, o fazê- lo no escuro...com uma vela acesa. A primeira vez que assisti Quase Famosos, o impacto em mim foi devastador....no bom sentido! Essa parte da história do pequeno Miller é quase que idêntica ao que me aconteceu aos 11 anos de idade, quando estive também diante de uma pilha de discos de vinil, deixados em casa por meu pai....e enlouqueci com tantas opções de álbuns espetaculares para serem descobertos!

Pensando nisso, resolvi tentar escolher e escrever sobre o álbum de rock que mais se apossou de cada terminação sensorial do pequeno Sandro Guatura.

Depois de muito pensar e recapitular minhas memórias de pré- adolescente...a escolha final não poderia ser outra.....Pink Floyd - THE WALL!!!

Lembro a primeira vez q ouvi The Wall na integra...e fiquei absolutamente fora de órbita! Ouvi na mesma tarde umas 3 ou 4 vezes seguidas, do começo ao fim, lembrando-se que se trata de um álbum duplo.

Tinha 11 anos....e fuçando nos vinis do meu pai,fui atraído pela curiosidade daquele bolachão duplo com aquele encarte bacana e a capa que abria em duas....parecia um poster!

Lembro que ao ouvir a faixa Goodbye Blue sky ( que escolhi aleatoriamente), já fiquei apaixonado pela atmosfera e por aquele dedilhado de violão....e tudo que veio depois foi me tomando a alma. Engraçado que só fui assistir o filme muuuuuuuitos anos depois.

Ainda hoje não sou capaz de escolher minha faixa preferida, mas 'Hey You', 'In the flesh' , 'waiting for the worms' , 'Vera', Confortably numb' e obviamente 'another brick in the wall', são atemporais e inigualáveis! 

O solo de guitarra de confortably numb é até hoje um dos mais marcantes pra mim na história dos solos de guitarra inspiradissimos! Quase todo mundo paga pau para o Roger Waters...mas sei lá..para mim a alma da banda sempre foi David Gilmour. Não consigo escolher meu album de rock favorito, não consigo mesmo,mas esse é um dos mais marcantes da minha vida!

Detalhe...eu gostava de deitar no chão do quarto....fechar as janelas, apagar a luz e ouvir no escuro.....criando em minha imaginação um Videoclip gigantesco de imagens e piração da minha mente! Nem mesmo fazia ideia de que The Wall fosse um filme.... até o dia em que vi o clip de another Brick In the Wall no SOM POP. Naquele momento, naquele exato momento, eu soube que eu seria obcecado por videoclips o resto da vida.

A obra prima criada por Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright ( sem intenção de desmerecer Syd Barret), assim como todo o conjunto da obra, são um dos mais universalmente importantes pilares da história do Rock!I IInestimávele atemporal!

Ao lado de 'Stairway to Heaven' do Led, 'another Brick in the wall' já nasceu clássica!

Posso dizer que seguramente The Wall foi o album mais importante da minha vida.....nada mal pra um guri de 11 anos!!????✌????

Sandro Guatura

A.k.A Tiozão Rockeiro.