Previsão de ressurgimento do rock de Alice Cooper é confirmada pela parada britânica

O cantor rejeita a teoria de que o rock está morto. Segundo o site Loudwire, cinco discos do gênero marcaram presença no topo da parada de álbuns do Reino Unido em 2021.

Previsão de ressurgimento do rock de Alice Cooper é confirmada pela parada britânica

Alice Cooper ganhou destaque recentemente na imprensa após rejeitar a teoria de que o rock está morto. O cantor discorda do ponto de vista de Gene Simmons, vocalista e baixista do KISS, de que os jovens assassinaram o rock e que há mais de 30 anos não surge um nome representativo no gênero.

Em relação à suposta queda do status do rock, Alice disse: "Acho que o que vai acontecer é que vocês verão um total ressurgimento do hard rock. Surgirá um grupo muito jovem de garotos por aí. E eles serão arrogantes - exatamente como o rock deve ser. Será como quando você viu os (Rolling) Stones pela primeira vez ou qualquer uma dessas bandas. Toda geração se rebela contra a anterior e a última geração era muito tecnológica - tecno isso e tecno aquilo".

Cooper afirma que atualmente há muita gente nova fazendo música de qualidade. Segundo o site Loudwire, cinco discos de rock já marcaram presença no topo da parada de álbuns do Reino Unido em 2021: Suckapunch, do You Me at Six, Post Human: Survival Horror, do Bring Me the Horizon, Medicine at Midnight, do Foo Fighters, As the Love Continues, do Mogwai, e For Those That Wish to Exist, do Architects.

Bring Me the Horizon e Foo Fighters já são velhos conhecidos das paradas musicais. Os britânicos do You Met a Six estão na estrada desde 2004 e os Architects, também do Reino Unido, já têm quase 20 anos de carreira. Alguns veteranos estão se aproveitando desta boa fase do rock, como a banda Escocesa Mogwai. Em fevereiro, o grupo estreou em primeiro lugar na UK Official Albums Chart pela primeira vez na história da banda, 25 anos após o lançamento do single de estreia do Mogwai.

Nomes consagrados como Green Day, Bruce Springsteen e Paul McCartney estiveram ocupando o primeiro lugar na Parada britânica em 2020. Também houve destaque para artistas da nova safra, como Yungblud, cantor de pop-punk. O gênero anda conquistando adeptos nos Estados Unidos. Machine Gun Kelly chegou ao top 1 da Billboard 200 em outubro de 2020 com Tickets to My Downfall.

Porém, a movimentação da cena do rock Estados Unidos não está tão intensa quanto na Grã-Bretanha. O último trabalho de rock and roll a chegar ao número 1 da parada de álbuns da Billboard foi PWR UP, dos veteranos do AC/DC, em novembro do ano passado.

No entano, Detroit Stories, o novo trabalho de Alice Cooper, estreou no topo da parada Sales Chart da Billboard, que classifica os álbuns mais vendidos de forma tradicional. Esta é a primeira liderança nessa parada em toda a carreira de Cooper. Aparentemente, sua teoria de fortalecimento do rock está se confirmando.