ROCK TO THE 80's

Um olhar sobre a importante influência do Rock dos anos 80 na música até os dias atuais.

ROCK TO THE 80's
Fonte: Divulgacao Grupo Tiozão Rockeiro Facebook.
ROCK TO THE 80's
ROCK TO THE 80's
ROCK TO THE 80's

ROCK TO THE 80's

Um olhar sobre a importante influência do Rock dos anos 80 na música até os dias atuais.

O Rock dos anos 80 foi um verdadeiro celeiro de grandes sucessos, tanto no rock mundial quanto no nacional. O que jamais poderíamos imaginar era o quanto seria relevante e cultuado nos dias de hoje.

Foi uma década tão rica musicalmente que até hoje volta e meia, 'antes da Pandemia' , sempre eram realizados eventos aos moldes da FESTA PLOC em todo o país.....e posso citar aqui em minha cidade, a Toca do Merlin, de meu amigo Edil Aquino, onde mensalmente tinhamos baladas incríveis, com direito as 'danças de passinhos' e tudo mais!

Tudo que envolve a nostalgia dos anos 80 emociona... inclusive desenhos, filmes, comerciais, referências de Cultura Pop em geral....mas nada tem um apelo sensorial e emocional tão forte como a música dos anos 80, a trilha sonora da adolescência de tantos de nós!

Não só no rock, mas sim em seus sub-gêneros como o pop, o synthpop, o pós-punk, a New wave, até mesmo as músicas românticas das FMs das madrugadas, a riqueza musical dessa década é inesgotável e fonte de deleite para muitos Rockeiros nostálgicos, como esse que vos escreve!!

Lembro- me que quando nos meus 8....9 anos de idade...eu assistia junto com meu pai ao incomparável e Icônico SOM POP, com o igualmente icônico e saudoso KID VINIL, em uma época onde não existia a MTV, e sequer sonhávamos com a existência de internet, youtube e demais plataformas de streaming tão indispensáveis hoje em dia!

A garotada de hoje, não tem a mínima ideia do que era a delícia ( e por vezes o terror...kkkk) , de passar horas grudado em frente ao gravador esperando tocar no radio aquela música q a gente amava e muitas vezes não sabia nem o nome, esperando pra gravar e rezando pro locutor não estragar a música com seus comentários e intervenções.

É uma ironia...mas a facilidade de acesso a milhares de músicas no streaming nos privou esse prazer.

A volta por cima do disco de vinil e seu supervalorizado e exagerado custo é outra prova do poder 'vintage' da nostalgia do rock and roll.

Outro dia....li uma crítica de um 'suposto' rockeiro adolescente num post do The Smiths, dizendo que  'aquilo' não era rock, o me deixou um tanto quanto perplexo com a desinformação dessa garotada de hoje que pegou o bonde andando. 

Morrissey pode até ter se tornado um dinossauro polêmico e radical. Chato e genioso ele sempre foi, apesar de sua genialidade, mas a importância histórico-cultural do THE SMITHS é inquestionável!

Só pra elucidar um pouquinho o que entendemos como qualidade.....letras inspiradissimas do poeta Morrissey, as guitarras perfeitas e melodiosas de Jhonny Marr....e uma coleção de hits que são religiosamente idolatradas pelos fãs até hoje!

Isso tudo é rock.... melodias, acordes, riffs, letras que dizem a que vieram, independente de flertarem com a poesia ou não.

Não nos faltam estilos, do funk ( o verdadeiro funk de James Brown e da Motown) ao Blues, em tudo...o rock manifesta suas ramificações e influências.

Qualquer tiozão ou dinossauro que se preze sabe a importância e influência das bandas e da música dos anos 80 pra tudo que veio depois! Em nosso grupo do Facebook e com certeza entre os ouvintes da LED FM, temos grande respeito por essa década e pelas músicas inesquecíveis que nos deixaram como herança, dentro de toda sua gama de variedade de estilos.

Só pra mencionar as maiores referências, temos os icônicos The Cure, The Cult, Sisters of Mercy, Echo & The Bunnymen, Bauhaus, Jesus & Mary Chain, Depeche Mode, B52's, Iggy Pop, Talking Heads, David Bowie, The Mission, Cindy Lauper, Duran Duran, A-ha, INXS, Eurythmics, Midnight Oil, Culture Club, Dire Straits, Michael Jackson, Billy Idol, Bruce Springsteen, Prince, Joy Division e New Order.... além do nosso rock nacional e do chamado rock de Brasília, com Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Zero, Ultraje à Rigor, Camisa de Vênus, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Metrô e muitos outros, enquadrados na expressão americana de 'one hit wonders', que fizeram uma ou duas musicas que fizeram sucesso e depois o artista caiu no esquecimento.

Ah....não estou mencionando aqui nomes de monstros como Raul Seixas, Rita Lee, Made in Brazil, Secos e Molhados e Violeta de Outono pq esses compõe o Olimpo do Rock Brasileiro num patamar superior! 

Então, lá no Tiozão Rockeiro e aqui na LED FM eles são referência pra muita muita muita gente!!

Finalizando, se você tem um ouvido mais apurado, sempre vai reconhecer influências diretas da sonoridade 80's em bandas mais atuais, como por exemplo The Killers, Blue October, The Struts, e muitas muitas mais!

A galera de musicos mais jovens tem muito o que beber na fonte pra fazer novas músicas...e isso não é falta de originalidade não....é meramente fazer um excelente uso da herança cultural musical.

Portanto jovens aprendizes e " sobrinhos do Rock"...respeitem os mais velhos....nós sabemos das coisas!

Respeito é bom e a gente gosta! Fica a dica!????

Sandro Guatura.

TIOZÃO ROCKEIRO