Saiba o que é o contraesterço na moto

O contraesterço é aplicado em provas de automobilismo para um ajuste fino nas curvas, ou até mesmo, em manobras radicais como drift e supermotard

Saiba o que é o contraesterço na moto

Fala galera do Rock N'Roll!! Hoje estou aqui para falar sobre o contraesterço, esse desconhecido do mundo das motocicletas, que inclusive estou aprendendo ao pedido de um grande amigo chamado Leandro Vaz, que me perguntou sobre o assunto.

O Contraesterço é uma questão de Física e suas leis. Ao virar o guidão para qualquer lado, o motociclista provoca um desalinhamento das rodas e a reação da moto será inclinar para o lado contrário como forma de recuperar o equilíbrio. Mas perceba que não é  inclinar, mas sim Virar o guidão. Tudo muito suave e aos poucos.

Essa é a forma mais eficiente de desviar de um obstáculo porque a moto reage imediatamente. Para testar, entre em uma estrada bem larga, espere estabilizar acima de 70 km/h e pressione de leve uma das extremidades do guidão, como se fosse virar um triciclo. Instantaneamente a moto inclina para o lado contrário. Pode ajudar nas curvas, quando a moto tende a alargar a trajetória. Basta empurrar o guidão para o lado contrário e ela encurta o raio da curva. Mas Motociclista não se preocupe porque o Contraesterço é uma coisa que é até natural de se usar no dia a dia .
Até a próxima!

@cabeloclayton