Unai Emery recusa proposta do Newcastle e segue no Villareal

Treinador de 50 anos, recusou o projeto esportivo do novo milionário Newcastle e vai seguir no submarino amarelo.

Unai Emery recusa proposta do Newcastle e segue no Villareal

Principal alvo dos novos donos do Newcastle, o treinador espanhol Unai Emery recusou a proposta dos magpies e vai seguir comandando o Villareal, onde conseguiu o título da Liga Europa na temporada passada. O Newcastle vai seguir na busca por um nome de impacto para conduzir o projeto esportivo.

Para quem não sabe, o tradicional clube inglês foi comprado pelo bilionário saudita, Mohammed Bin Salaman. O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, tem uma fortuna estimada em mais de um trilhão de dólares e agora monta um projeto esportivo com o tradicional clube do nordeste da Inglaterra. Ainda está nos planos de Salaman, comprar outros clubes, como Olympique Marseille e  Internazionale, assim sendo, começaria um projeto esportivo como o que tem o Manchester City, com clubes espalhados pelo mundo.

Unai Emery é um treinador conhecido no cenário internacional. Foi jogador de clubes pequenos da Espanha e depois de se aposentar, começou a carreira no modesto Lorca, em 2004/2005. Depois de duas temporadas, foi para o Almería, onde levou o clube para primeira divisão da Espanha pela primeira vez. Na temporada seguinte, foi para o Valencia, onde trabalhou por 4 temporadas. Em 2012/2013, aceitou o desafio de comandar o Spartak Moscow, da Rússia, mas depois de apenas 14 jogos, pediu demissão e voltou para a Espanha, para comandar o Sevilla.

Pelo clube espanhol, ele venceu 3 vezes seguidas a Liga Europa e chamou atenção do gigante PSG, da França, onde trabalhou por duas temporadas e saiu após ter problemas com o vestiário estrelado do clube. Teve uma experiência de uma temporada e meia no comando do Arsenal, onde também não teve sucesso. 

No início da temporada passada, foi contratado pelo Villareal e levou o clube de Madrid a um título inédito, vencendo a Liga Europa pela primeira vez na história do clube. Sendo o quarto título do torneio, para o currículo de Emery. Agora, ele recusa a oferta do novo milionário, Newcastle e assim, seguirá comandando o submarino amarelo.

Depois dessa recusa, o Newcastle segue em busca de um treinador para comandar este projeto esportivo e milinário. O time está sem treinador, desde que foi adquirido em 7 de outubro, quando o inglês Steve Bruce, foi demitido. O suíço Lucien Favre, o português Paulo Fonseca e os ingleses Frank Lampard e Wayne Rooney também recusaram as ofertas do Newcastle. 

O Newcastle é o 19º colocado do campeonato inglês. Os investimentos já devem começar na próxima janela, agora em janeiro, para reforçar bem o time e escapar do rebaixamento. Antes disso, a diretoria precisa definir o novo comandante que será o responsável, por indicar as contratações e possíveis saídas do elenco.